Suicídios no Japão atualmente


Imagem: epSos.de / Flickr
O Japão tem vários estereótipos negativos, mas o mais comentado ultimamente é a suposta epidemia de suicídios no país. Apesar das notícias impactantes serem verdadeiras, os comentários e as repercussões são exageradas em algumas interpretações dos fatos. Corrigindo os mal-entendidos, confira alguns ponto importantes que você precisa saber sobre o suicídio no Japão:
1. O Japão não é o país mais suicida do mundo
Existem vários dados divergentes circulando na internet, mas em todos, o Japão está longe de encabeçar a lista dos países com maiores taxas de suicídios do mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Japão está ocupa o nono lugar nesse ranking, com 21.4 suicídios para cada 100 mil habitantes (dados de 2013). No topo da lista está a Lituânia (dados de 2012), seguido pela Coreia do Sul (dados de 2012). O Brasil ocupa o número 70 da lista de suicidas com 4.8 mortes por suicídio para cada 100 mil habitantes (dados de 2008).
1
Fonte: (Wikipedia)
2. O número de suicídios no Japão vem caindo
Sempre lemos manchetes alarmantes de que o suicídio no Japão é um grande problema de saúde e que o número de mortes são preocupantes. Apesar de serem informações verdadeiras, as manchetes são sensacionalistas pois escondem o fato de que as taxas de suicídios no Japão vêm caindo desde o ano 2000. Os números ainda são altos, com uma média de 75 suicídios por dia em 2013, mas os dados mostram que o Japão está dando grandes avanços.
2
3. Área rural e interior concentram o maior número de suicídios
Ao contrário do que imaginamos, o estresse das grandes cidades e o excesso de trabalho não são os principais fatores que levam um japonês a tirar a própria vida. Os lugares mais remotos, especialmente zonas rurais, concentram o maior número de suicídios por 100 mil habitantes.
3
Fonte: (cao.go.jp)
4. Jogar-se na frente de um trem não é o método mais comum de suicídio
Se você mora em um grande centro urbano e utiliza trens para se locomover, já deve ter escutado a expressão jinshin jiko para justificar os atrasos frequentes nos trens. A expressão jinshin jiko significa “acidente humano”, termo polido que o condutor do trem usa para descrever “alguém tentou se matar”. Embora seja o método mais conhecido, jogar-se na frente de um trem em movimento não é o método mais comum de suicídio no Japão. A causa descrita como “tobikomi” pelo Centro de Prevenção ao Suicídio, que ocupa a sexta posição, também inclui outras formas de suicídio, como jogar-se na frente de um veículo em movimento.
4
5
Fonte: (Centro de Prevenção ao Suicídio) / IPCdigital

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*