Shichigosan: 7, 5, 3

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Japão é conhecido pelos seus matsuris (festivais) e pelas tradições únicas ao longo do ano.

Shichigosan é uma dessas tradições exclusivas dos japoneses.

Shichigosan
significa 7, 5, 3.
Shichi
= 7  Go= 5  San= 3

Meninos de 3 e 5 anos e as meninas de 3 e 7 anos participam da celebração chamada Shichigosan, um dos mais importantes festivais para as crianças japonesas.


A data oficial do Shichigosan é  dia 15 de novembro, mas como não é feriado nacional é comemorado no domingo mais próximo, antes ou depois.


Japoneses não tem o número 13 como superstição, muito menos sexta-feira, portanto sexta-feira 13 nada significa para eles. No entanto, números ímpares são considerados números da sorte.


Neste dia, as crianças - ricamente vestidas em quimonos - e seus pais vão aos templos, para orar pela saúde e crescimento. Crianças costumam beber
omiki, vinho sagrado feito de arroz.

A celebração dos meninos é conhecida como 
hakamagi-no-gi. É a primeira vez que usam o "hakama", roupa formal japonesa.

O evento das meninas é o obitoki-no-gi, e elas usam o "obi" tradicional pela primeira vez.

É o dia em que todas as meninas apresentam arranjos na cabeça pela primera vez.


Como toda festividade, é uma tradição surgida nos tempos medievais pela aristocracia e, posteriormente, incrementada com uma série de rituais, na era dos  samurais.


Até a idade de 3 anos todas as crianças tinham o cabelo raspado e só após a cerimônia formal chamada kamitoki podiam deixar  o cabelo crescer.

O ritual hamakagi permitiu aos meninos de 5 anos vestirem hakama pela primeira vez e as meninas na idade de 7 anos começavam a usar o cinto obi, substituindo os cabos simples para amarrar quimono.

Na era Meiji (1868 a 1912), o ritual do cabelo não existia mais.

A prática se espalhou entre os plebeus, que começaram a visitar santuários para orar pelas crianças e receber bênçãos dos sacerdotes.
O dia 15 de novembro escolhido para a festividade está associado ao shogunato Tokugawa, quando o quinto shogun, Tsunayoshi, conduziu um rito para o seu filho nesse dia.

Hoje, essa moda tomou característica moderna, alguns garotos preferem o terno ocidental e além disso, o evento tornou-se um elegante costume, um verdadeiro dia de gala para as crianças, comparando-se ao dia da maioridade para os jovens que completam 20 anos no Japão.


As crianças recebem doces (Chitose-ame) longos em sacos decorados com tartarugas e guindastes.
O doce, o guindaste e a tartaruga simbolizam a longevidade.
Chitose significa mil anos.
Através do doce e do saco com os desenhos, os pais expressam às crianças o desejo de vidas longas e prósperas.



Muitos santuários realizaram o festival do Shichigosan domingo passado neste arquipélago, mas há programações ainda para o final desta semana.
A data da realização varia de acordo com a região e costumes.


By: Vidas Sem Voltas

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*